sexta-feira, 14 de agosto de 2009

MiB - A serviço do silêncio[parte 2]


Como a história de Bender, a maioria dos relatos posteriores não apenas contêm detalhes inverossímeis, mas são também inerentemente ilógicos; em quase todos os casos, aparentemente, existem mais razões para se descrer do que para crer. Mas isso não elucida o mistério, simplesmente exige que o estudemos sob uma nova luz. Pois tenham realmente tais coisas ocorrido ou não, o fato de que foram relatados permanece insolúvel; e por que deveriam tantas pessoas, de forma independente e freqüentemente relutante, relatar essas estranhas e sinistras visitas? E por que tais relatos são tão semelhantes, reforçando um modelo persistente de que, no mínimo, esse é um dos mitos populares mais poderosos de nosso tempo?O arquétipo do relato sobre os homens de preto diz algo assim: pouco depois de uma visão de OVNI, o sujeito - pode ser uma testemunha, ou um investigador do caso - recebe uma visita. Freqüentemente ela ocorre logo depois do próprio incidente, quando não houve nenhum relatório oficial ou publicação na imprensa: em resumo, os visitantes não devem, por quaisquer canais normais, ter tido acesso à informação que claramente possuem - nomes, endereços, detalhes sobre o incidente e as pessoas envolvidas.

A vítima está quase sempre sozinha na ocasião da visita, normalmente em sua própria casa. Os visitantes, geralmente três, chegam num grande carro preto. Nos Estados Unidos, freqüentemente num imponente Cadillac, mas raramente num modelo recente. Ao mesmo tempo que velho em termos de época, é provavelmente novo e imaculado em aparência e estado, por dentro e por fora, tendo mesmo aquele inconfundível cheiro de "carro novo". Se a pessoa guarda o número da placa e a verifica, invariavelmente descobre que ela não existe. Resumindo as diversas descrições os visitantes são: em geral homens, imagem estereotipada de um agente secreto, usam terno, chapéu, gravata, sapatos pretos e camisa branca; estrangeiros ("orientais"), inexpressivos, desajeitados, sinistros, ameaçadores. Alguns homens de preto oferecem provas de sua identidade; na realidade, eles às vezes aparecem vestidos com uniformes da Força Aérea dos Estados Unidos ou outros. Podem mostrar carteiras de identidade, o que não prova nada, pois a maioria das pessoas não conhecem as carteiras de identidade dos agentes de serviços secretos. Quando dizem seus nomes, a testemunha posteriormente verifica que são falsos.


A entrevista é, às vezes, um interrogatório, outras, uma simples advertência. Em ambos os casos, os visitantes, embora façam perguntas, estão claramente muito bem informados, com acesso a informações restritas. Falam com uma entonação e sintaxe perfeitas, por vezes demasiadamente perfeitas, e seu modo de falar faz lembrar os vilões convencionais dos filmes policiais - "Novamente, Sr. Stiff, temo que o senhor não esteja sendo honesto!"; "Sr. Veich, seria estúpido de sua parte enviar aquele relato" -, sugerindo imediatamente o tom ameaçador tão querido dos roteiristas de Hollywood.

A visita quase sempre acaba com uma advertência para a pessoa não falar a ninguém sobre o incidente, se o sujeito é uma pessoa que avistou OVNIs, ou para, abandonar a investigação, no caso de o visitado ser um investigador. Ameaçam freqüentemente com violência. E os homens de preto desaparecem tão subitamente quanto aparecem .Embora a aparência e o comportamento dos visitantes pareçam geralmente coincidir com o protótipo, eles vão do completamente natural ao totalmente bizarro. O automóvel, apesar do fato de nos Estados Unidos ser de longe o meio de transporte mais comum, é mencionado em apenas um terço dos relatos; mesmo os detalhes pitorescos - o Cadillac, o modelo antiquado, o estado impecável - são, na prática, exceção. De 22 relatos americanos, apenas nove fazem referência a carros; desses, apenas três eram Cadillacs, apenas dois foram especificados como de cor preta e apenas dois, como modelos antigos. Por outro lado, esses detalhes arquetípicos tendem a ser proeminentes em casos menos confiáveis, particularmente naqueles em que estão envolvidos investigadores, de preferência os suscetíveis a aparições de OVNIs. Isso será de relevância quando considerarmos as possíveis explicações para o fenômeno dos homens de preto. Entretanto, embora o caso do homem de preto "ideal" esteja longe de ser universal na prática, vale como uma espécie de fotomontagem, incorporando todas as diferentes características que foram relatadas.

Nenhum comentário: